É produto bom
Leoncio Silva e Venâncio Deusimar
Restaurante faz acordo com a agricultura familiar e faz sucesso com feirinha na porta do estabelecimento (Foto: Venâncio de Oliveira)
O restaurante e bar “Encontro dos Amigos” em Bom Jardim de Goiás é o primeiro estabelecimento que se tem notícia a firmar uma parceria com a agricultura familiar. Todos os produtos alimentícios serão fornecidos pelo agricultor Venâncio Deusimar de Oliveira, além disso o comerciante e dono do restaurante, Ivon Alves Silva, cedeu a entrada do restaurante para a colocação de uma feirinha e a comercialização dos produtos.
Com a parceria de porta dando certo, o contrato firmado entre Venâncio e Ivon, também já tem resultado em melhorias, segundo o proprietário a qualidade é o grande diferencial da agricultura familiar. “As frutas são bonitas, as verduras tem qualidade e com quase ou nenhum tipo de agrotóxico, são mais saudáveis, é produto bom”, conta.
Com o inchaço das cidades e o repasse desequilibrado dos produtos agrícolas, o governo achou por bem criar os Ceasas na década de 70, que tem a função de distribuição e comercialização das mercadorias de hortifruti. No entanto, essa lógica já não se sustenta, os comerciantes de cidades pequenas ou até dos grandes centros urbanos importam produtos de longe para o próprio abastecimento.
Por isso, a parceria como acontece entre Venâncio e o restaurante “Encontro dos Amigos” é a alternativa mais eficaz, pois fortalece a economia local, abastece os estabelecimentos com produtos de qualidade e tem-se um deslocamento muito menor.
“O que falta para os outros comércios fazerem o mesmo é enxergar a cidade, os
agricultores, o empreendedorismo, quanto mais se compra, mais saída tem, com isso
abrem-se mais comércios, planta-se mais e há mais melhorias para Bom Jardim”, diz Ivon.
Os produtos são da agricultura familiar de Bom Jardim (Foto: Venâncio de Oliveira)
De acordo com Ivon o preconceito com a agricultura familiar existe e precisa ser quebrado, pois a maioria das pessoas vieram do campo. “São eles, os agricultores, que trazem progresso para Bom Jardim”, esclarece. Logo, que a união entre os dois Bom-Jardinenses possa abrir caminhos para novas parcerias, assim haverá um embate com o modo hegemônico de comercialização e distribuição dos produtos agrícolas e que resolverá a escassez de oferta de produtos.
Agora, todo cidadão de Bom Jardim e quem estiver de passagem terá parada obrigatória no ponto de encontro dos amigos e na feirinha do Venâncio.
Veja também: